– Biatutty's Blog

De fora, parece muito simples a conclusão :)

Converse com os idosos regularmente 13/01/2010

Filed under: Na Geral — - biatutty :) @ 13:46
Tags: , , , ,

Essa semana eu atendi uma senhora no meu trabalho, eu vi que algo tinha de diferente nela, a maioria dos idosos que eu e provavelmente você também conhece reclamam de tudo e de todos os chamados velhos esclerosados como diz a minha tia Rê, aquela senhora tinha um brilho nos olhos, tinha uma doçura no modo de falar, falava baixinho, enquanto eu fazia o cabelinho dela nós conversávamos sobre os seus filhos e netos, ela disse que a casa dela era cheia deles de todos os tamanhos e manias, toda orgulhosa, mas ficou triste quando me agradeceu por ter feito o cabelo dela ter ficado tão bonito (era bem ralinho e branquinho, depois de pronto ganhou volume), olhou nos meus olhos e com um sorriso meia boca me agradeceu também por ter paciência com ela, me deu um beijo e me abraçou, sei lá eu senti um aperto no peito, talvez porque eu nunca tive mesmo paciência com velhos e estava conversando com ela somente para formar clientela, faço isso com a pessoa mais chata do mundo, eu nem me esforcei pra prestar atenção no que ela estava falando, ela tinha uma linguagem interessante, falava como eu, apesar de quase sussurrar que eu para escutar algumas vezes precisava desligar o secador. Depois desse episódio eu pensei, porque será que nós não temos paciência com a classe dos idosos? Sim, algumas vezes eles falam asneiras, reclamam demais, perguntam demais, mas eles são velhos, debilitados, não seguem a nossa linha de raciocínio e são lentos em quase tudo que fazem, aquela senhora me fez aprender uma coisa sobre mim que eu não sabia: Eu definitivamente amo velhos!  Eu posso amá-los, eu posso ser paciente se eu quiser… Eu tenho avô e avô também e quando a minha vó estiver assim um pouco debilitada eu quero estar perto dela, eu quero cuidar dela, abraçar, ouvir, conversar, eu nunca procurei conversar com os idosos, cara, que sabedoria incrível, como eles entendem de tudo um pouco, tem avós que sabem quando vai chover, que sentem quando alguma coisa vai acontecer, que tem calo cigano – quando vai acontecer algo quando o calo dói -, que preveem quando a hora deles estão chegando – dá aquele abraço longo e apertado como se fossem partir, para sempre  -,  aquela senhora me disse que eu era muito nova pra encarar a vida desse jeito, a segunda pessoa que me falou isso, mas que essa experiência se bem sucedida vai me trazer um aprendizado enorme que talvez eu não fosse adquirir agora, é ela realmente sabe do que está falando.

Eu tomei uma decisão, eu vou procurar conversar mais com os velhinhos, para aprender, para exercitar minha paciência e principalmente para me encantar.

Aqui fica um texto para sua reflexão:

IDOSA é a pessoa que tem muita idade;
VELHA é a pessoa que perdeu a jovialidade.
A idade causa degeneração das células;
A velhice causa degeneração do espírito.
Por isso, nem todo idoso é velho e há velho que nem chegou a ser idoso.
O mesmo ocorre com as coisas: há coisas que são idosas (antigas) e há coisas que são velhas. Um vaso da dinastia Ming (1368-1644) pode ser uma antigüidade, uma relíquia que não tem preço; um outro de apenas 50 anos ou menos, pode ser um vaso velho a ser relegado a um depósito.
Você é idoso quando pergunta se vale a pena;
Você é velho, quando sem pensar responde que não.
Você é idoso quando sonha;
Você é velho quando apenas dorme.
Você é idoso quando ainda aprende;
Você é velho quando já nem ensina.
Você é idoso quando pratica esportes ou de alguma forma se exercita;
Você é velho quando apenas descansa.
Você é idoso quando ainda sente AMOR;
Você é velho quando só sente ciúmes e possessividade.
Você é idoso quando o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida;
Você é velho quando todos os dias parecem o último da longa jornada;
Você é idoso quando seu calendário tem amanhãs;
Você é velho quando seu calendário só tem ontens.
Idosa é aquela pessoa que tem tido a felicidade de viver uma longa vida produtiva, de ter adquirido uma grande experiência; ela é uma porta entre o passado e o futuro e é no presente que os dois se encontram.
O velho é aquele que tem carregado o peso dos anos; que em vez de transmitir experiência às gerações vindouras, transmite o pessimismo e a desilusão. Para ele, não existe ponte entre o passado e o presente, pois lá existe um fosso que o separa do presente, pelo apego ao passado.
O idoso se renova a cada dia que começa,
O velho se acaba a cada noite que termina,
Pois enquanto o idoso tem seus olhos postos no horizonte, de onde o sol desponta e a esperança se ilumina, o velho tem sua miopia voltada para os tempos que passaram.
O idoso tem planos, o velho tem saudades.
O idoso se moderniza, dialoga com a juventude, procura compreender os novos tempos;
O velho se emperra no seu tempo, se fecha em sua ostra e recusa a modernidade.
O idoso leva uma vida ativa, plena de projetos e preenche de esperança. Para ele o tempo passa rápido e a velhice nunca chega.
O velho cochila no vazio de sua vidinha e suas horas se arrastam, destituídas de sentido.
As rugas do idoso são bonitas porque foram marcadas pelo sorriso; as rugas do velho são feias, porque foram vincadas pela amargura.
Em suma, o idoso e o velho são duas pessoas que até podem ter, no cartório, a mesma idade cronológica, mas têm idades diferentes no coração.

Existem dois tipos de envelhecimento, o cronológico que não tem como fugir e o fisiológico onde só envelhecem os que querem.

Anúncios
 

6 Responses to “Converse com os idosos regularmente”

  1. Lucas de Matos Says:

    Nossa adorei excelente post….

  2. - biatutty :) Says:

    🙂

  3. Marly Says:

    Estava procurando algo sobre o assunto e gostei do q achei. A minha esperiência foi a seguinte: eu sempre gostei de pessoas idosas, aquelas coisas q as pessoas sempre falam, se eu ganhasse na loto ajudaria crianças… eu sempre disse q ajudaria idosos, sei q nem precisa ganhar na loto. Atenção, é o q eles precisam e não custa nada. Hj conheci uma senhora e sua mãe, notei q esta senhora disputava a palavra com a sua mãe já idosa e muito mais me interessou a conversa da senhorinha de cabelos brancos q me falava do passado da sua cidade, como era…Precisamos dar mais atenção aos nossos idosos, vamos divulgar esta ideia.

    • - biatutty :) Says:

      Pois é… Isso que está faltando dar atenção a eles, ouvir suas necessidades e aprender com esse vasto livro de apredizagem que eles representam!

      Obrigada pela visita :*


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s